Presciosa- O filme
O filme conta a história da garota Clareece Precious (Gabourey Sidibe), 16 anos, grávida do seu segundo filho e constantemente abusada verbalmente pela mãe e sexualmente pelo pai.
O filme conta a história da garota Clareece Precious (Gabourey Sidibe), 16 anos, grávida do seu segundo filho e constantemente abusada verbalmente pela mãe e sexualmente pelo pai.
A temática do filme já é bastante pesada. Pensar numa garota monstruosamente gorda, negra, pobre e moradora do subúrbio americano já é pensar em diversos problemas sociais. Impressionamos-nos mais ainda quando vemos em cena Sidibe como a protagonista, com cara de poucos amigos, mas ao mesmo tempo de uma infantilidade que não condiz com sua condição de mãe. É o contraponto e a realidade que nós do Brasil conhecemos bem: preta, pobre e sem perspectivas de vida, o que fazer então para continuar vivendo?
A própria Precious já pensou na morte – e quem não pensaria? A realidade desgraçada dela ainda é pior se analisada à luz de sua relação materna. A mãe da protagonista é interpretada com assustadora realidade pela comediante Mo´Nique, uma atuação que rouba todos os holofotes. É nela que vemos refletida um sistema social e econômico bárbaro, a personificação de todos os erros do capitalismo. O ambiente em que Precious vive, portanto, é o pior possível. Na escola, ela não encontra nada. Na rua, só desprezo e solidão. Em casa, só o que salva são seus sonhos e a televisão.
Para tentar suavizar toda essa camada grossa de crueldade, o diretor Lee Daniels apostou em contrapontos de cena, ou seja, ao mostrar alguma coisa ruim que acontece com Precious, ele mostra ao mesmo tempo os sonhos da garota. Por um lado funciona, mas como isso se repete inúmeras vezes, torna-se um recurso enfadonho e cansa espectador. A “suavizada” de Daniels funciona, porém, quando estamos diante da relação entre Precious e Sra. Rain, a professora interpretada por Paula Patton. Ela se sai muito bem, não parece se esforçar para demonstrar carinho nem eficiência em seu posto de mentora para a jovem.
O roteiro escorrega em alguns momentos e passa a explorar em demasia diálogos que não vão a lugar algum. Assim a história fica um pouco chata, repetitiva, pois os acontecimentos simplesmente não se desenrolam. Repare nos diálogos com a assistente social interpretada por Mariah Carey. Elas conversam, falam, dialogam e nada. O “nada” vai a “lugar algum”. Somente no final, na última cena, Carey mostra a que veio. Mesmo assim, ela força muito a barra para conseguir dar uma clareza e realidade à sua personagem – e o pior é quando ela é posta na mesma cena que Mo´nique, justo a cena que dará o Oscar à atriz.
Mesmo com um desfecho coerente e esperançoso – depois de tanta realidade nua e crua, o que esperar, não é verdade? -, a impressão muitas vezes é que estamos diante de um programa de Oprah Winfrey. Com depoimentos longos e choros descompensados, “Preciosa” flui, em diversos momentos, como se estivéssemos vendo uma das milhares de entrevistas sensacionalistas da estrela da TV americana. Ainda bem que é só em alguns instantes.

Fonte da imagem:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/cinema/leonardo_cinema_10_preciosa 
Resenha
Dos criadores de "A Era do gelo", RIO, é uma divertidíssima aventura sobre assumir riscos na vida. Blu é uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda, sua dona e melhor amiga, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota.
Blu e Linda pensam que ele é o ultimo de sua espécie, mas quando ficam sabendo que vive no Rio de Janeiro, eles partem para a terra distante e exótica na expectativa de encontrar Jade, uma fêmea da espécie de Blue.
Logo depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de animais. Com a ajuda da experiente Jade e de um grupo de debochados e falantes pássaros da cidade, Blu consegue escapar. Agora, com seus novos amigos ao seu lado, Blu precisa descobrir a coragem e aprender a voar, enganar os sequestradores que continuam em seu encalço e voltar para Linda, a melhor amiga que um pássaro já teve.
Blu aprender a voar tem 3 filhotes com Jade e eles passam a morar em uma instituição que cuida de Jade, Blu e outros pássaros. Linda continua a morar no Rio de Janeiro.
Ficha Técnica
Título original:Rio
Gênero:Animação
Duração:1 hr 36 min
Ano de lançamento: 2011
Site oficial: http://www.rio-themovie.com/
Estúdio: Blue Sky Studios | Twentieth Century Fox Animation
Distribuidora: Twentieth Century Fox Film Corporation (EUA) |
Direção: Carlos Saldanha
Roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia e Sam Harper, baseado em história de Carlos Saldanha, Earl Richey Jones e Todd Jones
Produção: Christopher Jenkins
Música: John Powell, Sérgio Mendes e Will i.am
Fotografia: Renato Falcão
Direção de arte: Joan Cabot, Peter Chan e Rachel Tiep-Daniels
Edição: Harry Hitner e Randy Trager
Efeitos especiais:Blue Sky Studios
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/rio/ficha-tecnica-e-premios/
CURIOSIDADES
- Do elenco principal, Justin Timberlake foi o único a conhecer seu personagem na vida real (Sean Parker).
PRÊMIOS
- Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Montagem (Kirk Baxter e Angus Wall) e Melhor Trilha Sonora Original (Trent Reznor & Atticus Ross)
- Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, Diretor (Fincher), Roteiro (Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor & Atticus Ross)
- Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, Diretor (Fincher), Roteiro (Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor & Atticus Ross)
FICHA TÉCNICA
Diretor: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Rashida Jones, Brenda Song, Justin Timberlake, John Getz, Dakota Johnson, Mark Saul, Brian Palermo.
Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca, Scott Rudin
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no livro de Ben Mezrich
Fotografia: Jeff Cronenweth
Trilha Sonora: Trent Reznor, Atticus Ross
Duração: 117 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Michael De Luca Productions / Scott Rudin Productions / Trigger Street Productions
Classificação: 14 anos
RESENHA
O filme conta a história de um jovem que estudava em uma faculdade de harvard, e que depois de uma noite de balada, chega em seu alojamento com a idéia de criar uma rede social.
Em 2003, ano da criação, fez o facemash, mais não deu muito certo e criou o the facebook, com idéias de outros dois universitários que teriam pedido à ele que criasse para eles um outro site.
Eduardo, o seu sócio, passou por muitos brigas junto com Mark, o criador do facebook, pois Mark não era muito fácil de se lidar... E muito irritado, Eduardo, bloqueia a conta bancária por Mark ter feito acordos com outros interessados.
Contudo, como Mark "Roubou" as idéias dos outros interessados, ele é intimado à responder por um processo na justiça.
Nem com todas as lutas que passou ele desistiu. Criou a empresa "Facebook", na qual tinha muitos funcionários. Até hoje ele responde por vários processos na justiça, e ao final do filme todos foram idenizados com uma quantia em dinheiro.
Hoje, o facebook está avaliado em 65 bilhões de reais.


